Revendedoras de Veículos de Londrina registram aumento nas vendas em agosto
Indústria automobilística já sentiu melhora nas vendas do comércio, comemora aumento na produção e planeja um fim de ano um pouco melhor.
Foi um dos melhores anos da história das exportações brasileiras de veículos. O país vendeu para o exterior, no acumulado de janeiro a agosto de 2017, mais de US$ 10 bilhões. Um aumento de mais de 50%, quase US$ 4 bilhões, em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação entre os meses de agosto de 2016 e desse ano, o crescimento das exportações de veículos foi ainda maior, pouco mais de 58%. Os números são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Mas não foi só o mercado externo que contribuiu para os bons números da indústria automobilística nacional. O mercado interno também ajudou a impulsionar o setor com um aumento na venda de veículos novos de quase 18%, entre agosto de 2016 e o mesmo mês desse ano. O país vendeu nos oito primeiros desse ano, pouco mais de 1,4 milhão veículos. Pouco diante das mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas em 2012, recorde dos últimos anos. Mas um respiro em relação ao ano passado, quando vendemos 1,350 mil unidades, o menor número desde 2007.
E a indústria automobilística já se planeja para um fim de ano ainda melhor e já revisou a meta inicialde vendas para 2017 em 4%. O setor se baseia nos resultados do comércio para ampliar a produção. O Vice-Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina, Sincovave, Waldir Rezende, afirma que, na região de Londrina, o crescimento nas vendas foi de cerca de 4% na comparação entre os meses de agosto desse ano e de 2016. Rezende avalia que o agronegócio ajudou a melhorar os números do setor.
Segundo o Vice-Presidente do Sindicato, a expectativa do setor é de um fim de ano ainda melhor. Waldir Rezende afirma ainda que o mercado de semi novos também vem reagindo e registrou um crescimento nas vendas superior ao dos veículos novos, em torno de 9%.