QUINTA, 21/01/2021, 15:10

Rua Sergipe, no centro de Londrina, vai integrar o projeto Cidades Inteligentes

O projeto de cooperação técnica foi assinado na manhã desta quinta-feira, na prefeitura

O Cidades Inteligentes é um projeto que tem como objetivo levar tecnologia ao ambiente urbano, por meio do uso de inteligência artificial e da conectividade. Serão investidos R$ 3,4 milhões na iniciativa, por parte da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que prevê a instalação de luminárias inteligentes com câmeras, redes de wi-fi públicas, software de reconhecimento facial, semáforos inteligentes, software de monitoramento do movimento da rua e até identificação das placas dos veículos. O projeto de Londrina deverá incluir, futuramente, testes com redes 5G. Segundo Igor Nogueira Calvet, presidente da ABDI, o sistema trará mais qualidade e segurança para o comércio da região.

A rua Sergipe tem cerca de 400 empresas cadastradas. Além do investimento em infraestrutura tecnológica, o projeto deverá incluir a disseminação de boas práticas em transformação digital entre os empresários. O diretor de negócios do Parque Tecnológico Itaipu, ressalta o aumento na competitividade do comércio de rua, que terá acesso ao comportamento de consumo dos clientes.

 

A execução do projeto deve durar três anos, e terá condução e acompanhamento realizados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), parceiros em projetos de Cidades Inteligentes no Paraná, além da prefeitura de Londrina. 

Comentários