Saiba como se cadastrar no portal da prefeitura para receber a vacina contra o coronavírus em Londrina
Vale lembrar que inscrição está permitida apenas para grupos específicos, como os idosos e profissionais de saúde. Na segunda-feira, escolas municipais vão passar a auxiliar interessados que querem se cadastrar e não tem acesso à internet.
Está prevista para este sábado (5), às oito horas da noite, a ativação do portal, no site da Prefeitura de Londrina, para o recebimento do cadastro de pessoas interessadas em se vacinar contra o coronavírus na cidade. A abertura do cadastro, originalmente prevista para sexta-feira (5), foi adiada por conta da disseminação de diversas “fake news” dando conta de que seria preciso se inscrever no site para ter acesso à imunização durante o evento-teste marcado para este sábado na Supercreche, onde a prefeitura pretende imunizar 900 profissionais e trabalhadores da área da saúde durante todo o dia. A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que vão ser imunizadas durante o evento já tinham se cadastrado anteriormente.
Já o portal é voltado para integrantes de grupos específicos que vão começar a ser vacinados na próxima semana. São eles: trabalhadores e profissionais de saúde que atuam em clínicas e laboratórios particulares ou de forma autônoma, como psicólogos, fisioterapeutas e dentistas; doulas; cuidadores de idosos acamados; e idosos em geral. O cadastro vai pedir dados como nome completo, endereço, telefone, entre outros.
O pessoal da saúde também vai precisar apresentar o número do registro obtido junto aos conselhos de classe ou o nome da empresa onde trabalha. Também vai ser preciso comprovar a atividade, com a apresentação da carteira de trabalho, no momento da vacinação. Os cuidadores vão precisar informar dois CPFs: o dele e o do idoso acamado. O vínculo é necessário porque, nestes casos, a vacinação vai ser realizada pelas equipes da Saúde nas casas dos pacientes.
Depois da validação do cadastro, restará ao interessado esperar pela chegada de mais vacinas. Quando isso ocorrer, ele receberá um SMS com o aviso e, depois disso, deverá voltar ao portal para, enfim, fazer o agendamento. A secretaria também vai enviar uma mensagem ao interessado no dia anterior ao da vacinação o lembrando do local e horário do processo.
No dia da vacinação, ele vai precisar levar o comprovante impresso. Nele, constará um QR Code, que será lido pelas equipes para a conferência dos dados e a autorização da imunização. O secretário de Saúde, Felippe Machado, destaca a importância do cadastro para organização do número de pessoas que têm direito à vacina neste segundo momento da campanha. Lembrando que o primeiro já está praticamente finalizado e imunizou os profissionais de saúde dos hospitais, que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Ele acredita que mais doses da vacina devem chegar ao município nos próximos dias, e que, depois disso, será possível iniciar a imunização das pessoas previamente cadastradas.
Machado também lembrou que, a partir de segunda-feira (8), todas as escolas municipais de Londrina estarão de portas abertas para receber os idosos que não têm acesso à internet e, consequentemente, não conseguem se cadastrar sozinhos.