SAMU solicita mudanças no trânsito da Dez de Dezembro para agilizar saída das ambulâncias
Estudo avalia alterações para reduzir o tempo de resposta nas ocorrências de urgência
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estuda intervenções na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina, para facilitar o deslocamento das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A medida atende a um pedido da coordenação do Samu, que apontou dificuldades no acesso rápido às regiões norte, leste e à BR-369 devido à necessidade de retorno na rotatória da Avenida Leste Oeste, manobra que tem causado atrasos nas saídas de emergência.
De acordo com Rafael Sambatti, Diretor de Trânsito da CMTU, a solicitação foi oficializada por parte da equipe do Samu e um grupo técnico foi designado para avaliar as possibilidades de mudança e deve apresentar um relatório com as alternativas em breve.
Sambatti afirmou que um grupo de estudos vai analisar todas as possibilidades para atender a demanda do Samu.
Entre as soluções avaliadas está a abertura do canteiro central da Dez de Dezembro, com instalação de um semáforo exclusivo para ambulâncias, permitindo travessia direta da avenida. O objetivo principal das mudanças é melhorar a fluidez no tráfego das ambulâncias e garantir respostas mais rápidas no atendimento às urgências.