SEGUNDA, 09/05/2022, 17:32

Sancionada pela prefeitura, instalação de banheiros públicos em Londrina ainda depende de estudo técnico do Ippul

Vereadora autora do projeto garante que vai acompanhar andamento dos trabalhos para evitar que iniciativa fique só no papel.

A Prefeitura de Londrina sancionou nesta segunda-feira (9) a lei municipal que autoriza o poder público a fechar parcerias com a iniciativa privada para a instalação de banheiros na cidade. A ideia é implantar sanitários, preferencialmente, em áreas de grande circulação de pessoas, como em pontos do comércio, nos parques e nas áreas de lazer em geral. Pela lei, os banheiros precisam ser padronizados, com acessibilidade e em forma de cabines individuais, para homens e mulheres. Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Belinati já adiantou que a lei sancionada é autorizativa, e que a instalação propriamente dita dos sanitários ainda depende de um estudo técnico do Ippul, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina. De acordo com ele, é preciso verificar qual é o modelo ideal de sanitário público, além de custos, modalidades de licitação para o firmamento das parcerias com a iniciativa privada e os sistemas de iluminação e de segurança. Também é preciso calcular a quantidade de espaços a serem instalados na cidade.

Pela proposta sancionada, de autoria da vereadora Lu Oliveira, o modelo a ser seguido seria o adotado pela cidade de São Paulo, que conta com banheiros públicos, em lugares restritos, desde 2015. O modelo da capital paulista também prevê que as empresas explorem os espaços com publicidade e, em contrapartida, façam a manutenção dos mesmos.

A prefeitura não estipulou um prazo para a formulação dos levantamentos necessários para a instalação dos sanitários. A vereadora autora da proposta garantiu que pretende acompanhar os trabalhos de perto, e, assim, conforme ela, evitar que a ideia fique só no papel.

Atualmente, Londrina conta com apenas um banheiro público. Os sanitários, que passaram por um processo de revitalização em 2018, ficam na Praça da Bandeira, no centro. A instalação dos próximos deve seguir regramento disposto no Código de Obras do Município.

Outro estudo a ser realizado, segundo a vereadora, é o que envolve a formulação de mecanismo para evitar que os espaços sejam alvos de criminosos e de atos de vandalismo.

Lu Oliveira lembrou que também é autora de projetos que preveem a implantação de pontos de bicicletas compartilhadas e de bebedouros públicos na cidade, e que, pela ideia dela, o município poderia fazer a instalação dos três equipamentos públicos próximos uns dos outros.

A instalação dos banheiros públicos ainda depende de um estudo técnico do Ippul. Já os bicicletários e os bebedouros continuam em fase de análise por parte da prefeitura e da Sanepar.

Comentários