SEXTA, 04/06/2021, 19:00

Saúde investiga se variante indiana do coronavírus já chegou à região de Londrina

Idosa de 71 anos de Apucarana infectada pela nova cepa teria tido contato com parentes que moram em Rolândia. Apesar da suspeita, ainda não foi possível confirmar novos casos da variante.

A 17ª Regional de Saúde abriu um procedimento para investigar se a chamada variante indiana do coronavírus já chegou à região de Londrina. A possibilidade foi levantada depois de a 16ª Regional divulgar que a idosa de 71 anos, infectada pela nova cepa em Apucarana, teria tido contato com parentes que moram em Rolândia. A mulher é o primeiro caso confirmado da variante indiana de todo o estado.

A Secretaria de Saúde de Rolândia já foi avisada e passou a fazer parte dessa investigação nos últimos dias. Em um comunicado enviado à imprensa, a secretária de Saúde, Paloma Pissinati, confirmou a suspeita e garantiu que o município já identificou as pessoas que a idosa de Apucarana teria tido contato. Todas elas, conforme a secretária, estão passando por um processo de investigação epidemiológica.. Ela lembrou, por outro lado, que a mulher apucaranense ficou doente em abril, e que se houveram novos infectados, eles possivelmente também já estão curados.

A secretária também adiantou que ainda é cedo para dizer que o aumento no número de casos de coronavírus na cidade tem relação ao surgimento da variante indiana. Na avaliação dela, a situação atual estaria relacionada ainda com a chamada variante brasileira da Covid-19, que, assim como a indiana, é bem mais transmissível e faz com que o infectado apresente sintomas mais graves da doença. Rolândia tem, atualmente, mais de 5 mil casos e 168 mortes por coronavírus.

Por Guilherme Batista

Comentários