SEGUNDA, 10/05/2021, 07:00

Sebrae realiza Semana do MEI com programação online voltada ao empreendedorismo

Aberta a toda população, edição virtual promove debates e consultorias para negócios ao longo de quatro dias. Inscrições podem ser feitas pela internet.

O evento, que começa nesta segunda e segue até sexta-feira, é realizado de maneira virtual e vai contar com rodadas de orientações coletivas, oficinas e workshops, além de palestras com nomes importantes do empreendedorismo. A participação é gratuita e os interessados precisam se inscrever no site do Sebrae.

As atividades são desenvolvidas ao longo do dia, com uma programação nacional pela manhã e durante a tarde. Já no período da noite, as ações são realizadas pela unidade paranaense da entidade, com cursos e seminários voltados à região.

De acordo com Liciana Pedroso, consultora de negócios do Sebrae, o evento é uma boa oportunidade para que os Microempreendedores Individuais (MEI’s) possam se preparar para o mercado e adquirir novos conhecimentos relacionados ao empreendedorismo e à inovação, por exemplo.

O MEI faz parte de um regime tributário simplificado que possibilita a formalização de autônomos e pequenos empresários e que têm direito a benefícios como auxílio-maternidade, emissão de nota fiscal e cobertura da previdência social. O processo para adotar a modalidade é feito pela internet. Mesmo diante da pandemia, o número de novos empreendedores não parou de crescer.

Apenas no Paraná, mais de 135 mil pessoas se formalizaram no ano passado. Um aumento de mais de 20% em comparação aos números de 2019. Os principais segmentos em que os MEI’s atuam são o setor de serviço, comércio e construção.

Liciana considera que muitos encontraram na categoria uma alternativa para se reinventarem diante das mudanças provocadas pela pandemia.

A consultora de negócios explica que uma característica própria do Microempreendedor Individual é que a pessoa concentra uma série de tarefas para si, além do próprio trabalho, como a gestão da empresa e contato com clientes e fornecedores. Para isso, é necessário que o MEI estabeleça metas e tenha um controle eficiente das atividades para desenvolver estratégias de crescimento para o negócio.

Além dos benefícios, quem é MEI precisa lidar com algumas obrigações que fazem parte da modalidade, como o pagamento de uma contribuição mensal no valor de aproximadamente R$ 61,00, além de realizar anualmente uma declaração de faturamento.

O site para se inscrever e participar do evento virtual é o  www.sebrae.com.br/semanadomei.

Por Victor Assis

Comentários