Secretária de Educação garante recesso de julho para professores de escolas municipais
Consulta pública estadual sobre alteração do calendário não afeta Londrina, que já possui sistema próprio de educação
Uma consulta pública por parte do Conselho Estadual de Educação, sobre uma possível mudança no calendário escolar, gerou diversas confusões em grupos de whatsapp em Londrina.
Entre os desencontros de informações divulgadas estavam que os professores da rede municipal de ensino ficariam sem as férias no recesso de julho. De acordo com a Secretária de Educação de Londrina, Vânia Costa, a consulta pública vai sugerir as mudanças em unidades geridas pelo sistema do estado e Londrina tem um conselho próprio e não seria afetada por essa decisão.
Vânia ressaltou que a proposta ainda está em processo de consulta e foi confundida com uma ação que diz respeito ao município.
A proposta só se aplicaria a municípios que não possuem Sistema de Ensino próprio. Londrina tem Sistema de Ensino Municipal e, portanto, não será obrigada a seguir tal deliberação, mesmo que seja aprovada.
Vale lembrar que o Prefeito não poderia tomar nenhuma decisão em relação ao calendário escolar , já que qualquer alteração depende do Conselho Municipal de Educação, órgão composto majoritariamente por professores, sindicato das escolas particulares, sindicato dos servidores e sociedade civil organizada.