QUARTA, 13/11/2019, 09:01

Secretaria de Educação quer ampliar justiça restaurativa nas escolas

Iniciativa atua na resolução de conflitos

A Câmara de Vereadores de Londrina sediou a abertura da segunda semana de Justiça Restaurativa, ferramenta que aposta no diálogo para resolver conflitos da sociedade sem a necessidade de punição efetiva.

Apesar de existir no país desde 2005, a metodologia só começou a ser aplicada em Londrina em 2014. De acordo com a juíza Cláudia Catafesta, da 2a Vara da Infância e Juventude,  a iniciativa tem sido bem-sucedida no ambiente escolar.

A rede municipal de ensino conta com cinco professores capacitados para trabalharem como mediadores de conflitos nas escolas. Até o início do próximo ano, o número vai dobrar. Segundo a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a ideia é que todos os professores tenham acesso ao método da justiça restaurativa.

A secretária lista diversos casos de conflitos existentes no ambiente escolar e reforça que, com os professores sendo capacitados, será possível evitar que as situações cheguem a consequências mais graves.
As atividades da segunda semana restaurativa vão até 21 de novembro com círculos de diálogo em escolas municipais e universidades. A programação completa está no site londrinapazeando.org.br

Por Gravadora CBN Londrina

Comentários