SEGUNDA, 10/07/2023, 07:51

Secretaria de Educação vai aproveitar período de férias dos alunos para reformar 20 escolas municipais em Londrina

Vão ser investidos 16 milhões de reais

O período de férias dos alunos tanto nas escolas municipais como nas estaduais começa nesta segunda-feira (10). O recesso é de duas semanas e, no caso das unidades do município, a Secretaria de Educação vai aproveitar os 15 dias de salas de aula vazias para a realização de uma série de reformas estruturais. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, 20 locais vão ser reformados. O investimento gira em torno dos R$ 16 milhões.

Na Escola Municipal Moacyr Teixeira Junior, no conjunto Violin, na zona norte, por exemplo, a altura dos muros está sendo ampliada. O entorno da unidade também está recebendo grades. Neste ano, por conta dos últimos episódios de violência em ambiente escolar, como o que deixou dois adolescentes mortos em um colégio estadual de Cambé, no mês passado, o serviço também visa melhorar a segurança das escolas, conforme destacou a secretária.

A prefeitura também pretende lançar esta semana o edital de licitação para a contratação de uma empresa que vai ceder inspetores para trabalhar em todas as 127 escolas e creches municipais. O município pretende contar com cerca de 250 profissionais, ou seja, dois por unidade. Eles vão ajudar a fazer o controle da entrada e da saída das pessoas e, também, vão ficar responsáveis por realizar serviços de zeladoria. Neste caso, o investimento gira em torno dos R$ 12 milhões. Além disso, a secretária de Educação disse que as equipes também têm realizado ações para melhorar o psicológico de crianças que, após o ataque de Cambé, ficaram bastante assustadas e com medo de irem para escola.

Por Guilherme Batista

Comentários