SEXTA, 28/10/2022, 16:28

Secretaria de Obras inicia reparos em cratera aberta na rua Olinda, ao lado do Zerão, durante temporal há duas semanas

As obras de revitalização do anfiteatro da área de lazer também foram retomadas.

Operários da Secretaria Municipal de Obras iniciaram nesta sexta-feira (28) os reparos necessários na cratera que se abriu na rua Olinda, ao lado do Zerão, na área central de Londrina, durante forte temporal há cerca de duas semanas. Para a execução do serviço, foi preciso interditar a via por completo. Aproximadamente dez servidores participam dos trabalhos, que também contam com o apoio de equipamentos e maquinários. Neste primeiro momento, as equipes estão preparando o terreno para a instalação de parte da tubulação que foi destruída pela chuvarada. O serviço prevê a recomposição de toda a estrutura, além do aterramento da cratera e a reconstrução do asfalto. De acordo com a Secretaria de Obras, o serviço deve durar dez dias, mas o cronograma pode sofrer atrasos caso volte a chover na cidade, o que deve ocorrer, segundo a previsão do tempo, na próxima semana. Ainda nesta sexta-feira, equipes do serviço de tapa-buracos da prefeitura atuaram em pontos da zona oeste da cidade, como a esquina da rua Serra das Palmeiras com a avenida Arthur Thomas, que também tinha sido afetada pelas chuvas do último dia 17.

Nesta semana, a prefeitura também retomou a preparação para o início das obras de revitalização do Anfiteatro do Zerão. Servidores da Secretaria Municipal do Ambiente estiveram no local para auxiliar na perfuração dos buracos que receberão as pilastras de sustentação para a colocação dos tapumes. O trabalho deve ser finalizado neste sábado (29). O fechamento do espaço tem o objetivo de evitar a circulação de pessoas no local durante a execução das obras. O cronograma dos trabalhos está atrasado por conta da chuva que caiu sobre a cidade nas últimas semanas.

A partir de segunda-feira (31), devem começar os reparos nos bancos de concreto que estão quebrados e do piso do primeiro lance de escadas do Zerão. O trabalho será de cima para baixo, sendo que o anfiteatro tem três níveis de arquibancada. Ao mesmo tempo, reparos estruturais serão feitos no anfiteatro, como a troca das grelhas para escoamento da água das chuvas e outras adequações. As obras também preveem nova pintura e uma arte em grafite.

Em entrevista à CBN pouco antes do início das obras, o responsável pelo projeto, Victor Santana, contou que a intenção é entregar a revitalização como presente a Londrina pelos seus 88 anos. Ou seja, a ideia é finalizar os trabalhos até 10 de dezembro, dia do aniversário da cidade.

O investimento total para a realização das obras no anfiteatro do Zerão gira em torno dos R$ 750 mil, sendo R$ 590 mil oriundos do Governo Federal e o restante de apoiadores e patrocinadores.

Por Guilherme Batista

Comentários