SEGUNDA, 19/04/2021, 18:28

Secretaria de Saúde de Londrina proíbe distribuição de Ivermectina de laboratório interditado pela Anvisa

De acordo com secretário da pasta, medicamento só é distribuído nos postos de Saúde da cidade com receita e prescrição fica sempre a critério do médico.

A decisão, que segue uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vale por tempo indeterminado. A denúncia recebida pela Anvisa dava conta de que o Laboratório Vitamedic estaria produzindo medicamentos utilizando uma tecnologia de fabricação que ainda não estaria homologada. O caso começou ainda no fim de março após denúncia recebida pela Polícia Civil de Goiás, onde fica a indústria de medicamentos, de que a empresa descumpriria normas sanitárias.

Em um comunicado divulgado em sua página na internet na última sexta-feira, a Vitamedic informou apenas que em função da resolução da Agência não está autorizada a comercializar a Ivermectina produzida em sua unidade.

Segundo a empresa, os lotes do produto devem permanecer bloqueados até a publicação de uma nova Resolução pela Anvisa. A companhia esclareceu ainda que a suspensão da distribuição e venda dos lotes, não é só da Ivermectina, mas de outros medicamentos.

Em Londrina, o secretário Municipal de Saúde, Fellipe Machado, informou que diversos medicamentos do laboratório vão ficar armazenados e não serão liberados pelas UBSs da cidade, por conta da determinação da Agência.

De acordo com o secretário, a Ivermectina só é distribuída nos postos de Saúde de Londrina com receita e a prescrição dela, seja para qualquer tratamento, inclusive para a Covid, fica sempre a critério médico.

A interdição cautelar do laboratório Vitamedic pela Anvisa vale por 90 dias.

Comentários