TERCA, 21/06/2022, 16:40

Secretaria de Saúde libera 4ª dose da vacina contra o coronavírus para pessoas com 40 anos ou mais em Londrina

Cerca de 32 mil londrinenses dentro da faixa-etária já estão liberados para fazer o agendamento. Unidades básicas vão abrir no feriado de sexta-feira e no sábado para receber nova demanda.

Londrinenses com 40 anos ou mais de idade já estão liberados para agendar a aplicação da 4ª dose da vacina contra o coronavírus. A ampliação da campanha, autorizada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (20), foi autorizada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça (21). De acordo com dados da autarquia, cerca de 32 mil pessoas dentro da nova faixa-etária estão aptas a receber as doses de reforço. Vale lembrar que a quarta dose é indicada para quem tomou a terceira há pelo menos quatro meses.

O agendamento pode ser feito no portal da prefeitura, que é o www.londrina.pr.gov.br. No mesmo site, é possível imprimir o comprovante com o QR Code que deverá ser apresentado no dia e no local selecionados no processo de agendamento. Além do documento, é preciso levar a carteira de vacinação para comprovar as três doses e um documento de identificação com foto.

As doses de vacina podem ser encontradas em todas as 53 unidades básicas de saúde (UBS) do município, mas nem todos os locais estarão disponíveis no momento do agendamento, uma vez que o sistema leva em conta o tipo de vacina a ser aplicada e as vagas ainda em aberto.

Para dar conta da nova demanda, a Secretaria de Saúde vai abrir 12 unidades durante o feriado de sexta-feira (24), que celebra o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade. No dia, as UBS selecionadas vão funcionar das 8h às 18h. São elas: Jardim do Sol, Santa Rita e Alvorada, na zona oeste; Armindo Guazzi e Marabá, na zona leste; Ouro Branco e Eldorado, na zona sul; Vila Brasil e Guanabara, na área central; e Padovani, Maria Cecília e João Paz, na região norte da cidade.

Já no sábado (25), das 8h às 18h, também estarão abertas, exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19, as UBS do Jardim do Sol e do Ouro Branco. Ao todo, o município abriu 7 mil vagas para a sexta-feira e mais 2 mil para o sábado. As informações são do secretário de Saúde, Felippe Machado.

O secretário também ressaltou a importância da vacina para a prevenção dos sintomas mais graves da doença. Um levantamento da 17ª Regional de Saúde divulgado esta semana aponta que, das 281 mortes por Covid-19 registradas em Londrina e região entre janeiro e junho deste ano, 213 ou 76% delas foram de pessoas que apresentavam esquema vacinal incompleto.

Comentários