QUARTA, 14/06/2023, 15:52

Secretaria de Saúde se diz preparada para diagnosticar casos de febre maculosa em Londrina.

Doença entrou no radar das equipes de vigilância depois da morte de três pessoas em Campinas, no interior de São Paulo. Secretário garante que, até o momento, nenhuma suspeita foi notificada na cidade. 

As equipes do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Londrina estão em estado de alerta contra a febre maculosa, doença responsável por matar três pessoas em Campinas, no interior de São Paulo, nas últimas semanas. As vítimas, um homem de 42 anos e duas mulheres de 36 e 28 anos de idade, participaram de um mesmo evento em uma fazenda da área rural da cidade paulista no dia 27 de maio. A morte de uma adolescente de 16 anos com sintomas da doença é investigada.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada do carrapato-estrela, que costuma se reproduzir justamente nesta época do ano. Não há transmissão entre pessoas. O inseto é encontrado principalmente em locais onde têm animais mamíferos. As capivaras, por exemplo, comuns em Londrina e região, são hospedeiros dos carrapatos.

A doença causa sintomas como febre, dor no corpo e erupções na pele. Normalmente, as pessoas confundem com outras patologias e acabam procurando tratamento tarde demais. Por conta disso, a taxa de letalidade da febre maculosa chega aos 70%.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (14), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, confirmou o estado de alerta, mas garantiu que não há com o que se preocupar. Ele confirmou que o setor de Vigilância está de prontidão por conta dos casos de Campinas, mas que em Londrina não há nenhuma suspeita.

Na coletiva, Machado também comentou sobre a dengue, que, diferentemente da febre maculosa, fez e faz parte dos londrinenses. A epidemia da doença soma, desde o início deste ano, 22 mil casos confirmados e 25 mortes na cidade. O secretário disse que, apesar da chuva que cai sobre o município, os números devem continuar sob controle por conta das baixas temperaturas. Por outro lado, ele garantiu que os cuidados contra a doença precisam continuar redobrados.

Comentários