SEGUNDA, 02/07/2018, 06:15

Secretaria do Ambiente recolhe em média três cavalos soltos em espaços públicos todos os dias

O trabalho em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal cumpre o decreto que proíbe animais de grande porte em área urbana de Londrina.

As Secretarias de Ambiente, Assistência Social, Saúde, Trabalho, Emprego e Renda, além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização - CMTU se uniram para o cumprimento do decreto que proíbe a circulação, criação e manutenção de animais de grande porte na área urbana de Londrina.

Os carroceiros têm até março de 2019 para mudarem de profissão ou conseguirem uma alternativa para o trabalho sem uso da força animal.

Mas animais de grande porte soltos em espaços urbanos já estão sendo recolhidos pela prefeitura.

De acordo com Gilmar Domingues, Secretário de Ambiente, até maio mais de 50 animais haviam sido recolhidos e doados pela prefeitura. Depois disso, em média três cavalos foram apreendidos por dia.

O proprietário desses animais perde o direito de reaver o animal se não tiver propriedade rural para abrigar. Os animais são doados para produtores rurais.

A prefeitura busca inserir os carroceiros em programas sociais e em novas profissões para que em 2019 não dependam do uso de tração de animal para a prática da atividade. 

Os donos de propriedades rurais que tiverem interesse nesses animais de grande porte podem se cadastrar diretamente na Sema.

Para denuncias de animais de grande porte soltos nas ruas a população pode ligar para a Guarda Municipal no 153 ou na CMTU no 3379-7900 ou na Sema 3372-4750.

Por Bruno Carraro

Comentários