TERCA, 08/10/2019, 19:17

Secretaria Estadual de Educação oferece matrícula online para 2020

A novidade vale para os alunos que já são da rede e para os que vão entrar no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio.

Tem novidade na matrícula das escolas estaduais para 2020. A Secretaria da Educação e do Esporte vai disponibilizar uma ferramenta online para a confirmação ou escolha da vaga. As matrículas pela internet começam na segunda-feira 21 de outubro e vão até 1º de novembro. A novidade, que vai ser incorporada à chamada Área do Aluno, plataforma da Secretaria que já existe, vale para os alunos que já são da rede e para os que vão entrar no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio.

Para os alunos já matriculados nas escolas estaduais, o pai ou responsável deve acessar a ferramenta e confirmar a vaga onde o estudante já está matriculado. Se quiser mudar e tentar uma vaga em outra instituição, o aluno pode indicar até três escolas e esperar pelo resultado, que sai no início de dezembro.

No caso da matrícula online para os estudantes novatos na rede estadual, o pai ou responsável precisa primeiro se cadastrar, acessar o sistema e confirmar a matrícula na escola sugerida pela Secretaria. Eles também podem indicar até três instituições para tentar uma vaga e aguardar o resultado em dezembro.

O secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, explica que a ferramenta reflete um dos objetivos da atual gestão, o de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano dos estudantes paranaenses.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, só o pai ou responsável ou o estudante maior de 18 anos podem acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação.

A última etapa é presencial, ocorre em janeiro e obedece ao calendário de cada escola. Nessa fase devem ser entregues documentos como certidão de nascimento, certidão de casamento ou RG; comprovante de residência e conta de luz atualizada. Também é preciso levar declaração de vacinação e histórico escolar. A Secretaria destaca que a matrícula online é opcional e pode ser feita também pelo celular.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade