SEGUNDA, 10/05/2021, 19:15

Secretaria Estadual de Saúde inicia envio de vacinas anti-covid destinadas a profissionais da Educação nesta terça-feira

Primeiro lote vai atender trabalhadores de 55 a 59 anos da Educação Básica. Professores do Ensino Superior devem ser imunizados em uma segunda fase do cronograma de vacinação.

As 32.760 doses da CovidShield, produzida pela Fiocruz, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, começam a ser encaminhadas às Regionais de Saúde do Paraná nesta terça-feira (11). A remessa faz parte da 16ª pauta de vacinas enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que a vacinação priorize profissionais na faixa etária entre 55 e 59 anos que atuam na Educação Básica, que contempla unidades do ensino fundamental e médio, creches, pré-escola, educação de adultos e cursos profissionalizantes.

Segundo o Governo do Estado, aproximadamente 20% deste público-alvo deve ser atendido com o quantitativo enviado às regiões. Cerca de 169 mil paranaenses fazem parte do grupo prioritário nesta fase de imunização, entre trabalhadores da rede pública municipal, estadual e particular.

Já os profissionais que atuam no Ensino Superior vão ser atendidos em uma segunda etapa de vacinação. Este subgrupo abrange por volta de 54 mil pessoas.

Segundo a estimativa da Sesa, 3,5% dos professores já foram vacinados, por terem mais de 60 anos e integrarem a população prioritária da campanha. O percentual corresponde a aproximadamente 8 mil paranaenses.

Para a 17ª Regional de Saúde, que atende Londrina e outros 21 municípios da região, foram reservadas 2.495 unidades. No entanto, a quantidade destinada a cada cidade ainda não foi divulgada. Em distribuições anteriores, Londrina recebeu mais da metade dos imunizantes.

A vacinação dos profissionais da Educação é realizada ao mesmo tempo em que as aulas da rede estadual de ensino são retomadas em parte do Paraná. Cerca de 200 colégios, em 68 municípios, retornaram às atividades presenciais na última segunda-feira, em modelo híbrido, quando parte dos alunos vão à escola, enquanto outra parcela dos estudantes assiste às aulas pela internet.

Até o fechamento desta reportagem, o estado vacinou 1.935.399 pessoas com a primeira dose da vacina contra o coronavírus e 1.056.140 paranaenses receberam também a segunda aplicação.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias,

Comentários