TERCA, 30/04/2019, 11:34

Secretaria Municipal de Saúde da esclarecimento sobre morte de homem na UBS do Jardim Leonor

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta profundamente o óbito ocorrido ontem nas dependências do Pronto Atendimento do Leonor e esclarece que:

O paciente  G.A.B, sexo masculino, 55 anos, deu entrada ontem no PA LEONOR, por meios próprios, às  18h30, sendo prontamente acolhido pela equipe de enfermagem. 
 
Na avaliação inicial o paciente se referia a gripe, dor de cabeça e dor torácica há  vários dias. Hipertenso e fumante com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Às 19h30, na avaliação médica, foram prescritos medicação intramuscular e anti-hipertensivo sublingual de ação rápida, bem como indicada a realização de eletrocardiograma. O paciente foi encaminhado para observação, para fazer a medicação.

Em seguida, o paciente foi levado para sala de emergência, para realização do eletrocardiograma. Neste momento, solicitou ir ao banheiro e foi encaminhado para uso da parte interna do Pronto Atendimento.  No retorno à sala de emergência, quando o paciente estava sendo preparado para realizar o eletro, o enfermeiro foi atender ligação do SAMU, referente à regulação de um caso de oftalmologia, que já aguardava na unidade.

No retorno à sala de emergência, o paciente não estava mais lá. A equipe de enfermagem fez a busca do mesmo pela unidade não o localizando, seguida de novas tentativas, através de chamada de voz do paciente no salão de espera, sem sucesso.

As 22h47, equipe de enfermagem registra na ficha de atendimento “paciente evadiu-se”. 

Próximo à  00h30, usuários que estavam na recepção quiseram usar o banheiro e perceberam que a porta estava trancada, sem movimentação já há algum tempo. A abertura foi forçada e encontraram o paciente já em óbito.

Percebe-se neste contexto que o paciente não teve alta da unidade, mas por motivos desconhecidos foi novamente ao banheiro, desta vez na parte de atendimento da Unidade, mesmo estando acolhido na sala de emergência.

A SMS reitera sua profunda consternação e irá abrir um processo interno para apurar se toda a conduta da equipe seguiu os padrões e protocolos vigentes de urgência e emergência.

Por Pauta CBN

Comentários