TERCA, 12/03/2019, 19:54

Secretário de Agricultura acredita que o projeto de lei para fusão do Iapar, Emater e outras duas entidades será encaminhado ainda nesse mês à Alep

Grupo de trabalho criado para apresentar as ações de unificação das entidades apresentou relatório favorável ao pedido do governo do estado. O tema ainda será discutido amplamente com os setores interessados.

31 de março, esse é o prazo estipulado pelo governo do estado para que o projeto de lei que unifica quatro importantes entidades do setor de produção e pesquisa agropecuária do Paraná seja apresentado na Assembleia Legislativa.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, recebeu no início dessa semana o relatório do grupo de trabalho, criado para avaliar a fusão do Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA.

De acordo com Ortigara, o projeto de lei deve ser entregue ainda nesse mês a Alep com previsão de votação em abril. Mas antes as entidades e setores interessados devem debater o assunto amplamente com o governo do estado.

Ainda de acordo com Ortigara, o grupo de trabalho deu uma resposta satisfatória do projeto.

Ele acredita que será a melhor entidade do Paraná com mais de 2,6 mil serviores, mais de 1,1 mil veículos já disponíveis e que reduzira custos sem cair a qualidade dos serviços prestados.

Ortigara ressalta que, dos 17 cargos comissionados com grandes remunerações, 11 serão extintos e que a intenção do governo é enxugar a máquina pública.

Apesar de afirmar que ainda não sabe quanto reduzirá de custos com a fusão, essa será uma nova etapa de estudos, segundo ele.

O Secretário de Agricultura, afirma que a sede da entidade unificada será em Curitiba, porém o  Iapar continuará com os mesmos trabalhos de pesquisas.

O grupo de trabalho é composto por representantes de cada uma das entidades, também da Sociedade Rural do Paraná – SRP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, além de outras ligadas ao setor do agronegócio.

Comentários