Secretário de Saúde confirma alerta contra a dengue em Londrina
Secretário de Saúde confirma alerta contra a dengue em Londrina. Cidade é a que tem mais casos da doença em todo o estado. Felippe Machado garante que ações já estão sendo realizadas, mas lembra que a população também precisa fazer a parte dela
Recém-saída de uma epidemia de dengue, Londrina corre o risco de enfrentar um novo surto da doença já nos próximos meses. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a cidade é a que tem o maior número de casos de dengue de todo o estado. Já são 342 confirmações, e isso desde agosto deste ano, quando teve início o atual ciclo epidemiológico do mosquito Aedes aegypti. Em uma semana, o número de casos aumentou 20% no município. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, quando Londrina tinha 139 casos confirmados, o aumento foi de 146%.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembrou que os cuidados contra a dengue precisam ser constantes, mas reconheceu que o cenário atual já é de alerta, principalmente por conta do clima propício, de calor e chuva, para a proliferação dos criadouros do Aedes. Ele destacou ainda que, além do poder público, a população também precisa fazer a parte dela para prevenir o registro de novos casos.
Machado disse que o município já tem realizado mutirões em diversos pontos da cidade, com a atuação direta por parte de 200 agentes de endemias. Há, ainda, em execução, segundo ele, o projeto que utiliza mosquitos estéreis para coibir os criadouros e uma iniciativa experimental da qual Londrina fará parte a partir desta semana. O projeto, conduzido pela Fiocruz, consiste em “contaminar” os mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam.