QUARTA, 17/10/2018, 20:44

Secretários Municipais fazem balanço dos estragos causados pelo temporal desta quarta-feira

Pelo menos 200 casas foram destelhadas principalmente nas zonas norte e oeste da cidade e 24 escolas tiveram problemas sérios. SEMA recebeu pelo menos 80 chamados de árvores caídas.

O Prefeito Marcelo Belinati determinou, ainda na tarde desta quarta-feira, logo depois do temporal, a elaboração de um plano de contingência para enfrentar a situação. O secretário de Defesa Social e coordenador da Defesa Civil, Evaristo Kuceki, afirma que ainda não há um balanço fechado, mas adianta que mais de 200 casas foram destelhadas, principalmente nas zonas norte e oeste. Os ventos chegaram a 70km/h em algumas regiões da cidade.

A Prefeitura também está doando lonas plásticas para quem teve a casa atingida. Ainda não há um número fechado também sobre árvores caídas pela cidade, mas a Secretaria Municipal do Ambiente divulgou que cerca de 80 ligações foram recebidas até as 17 horas relatando o problema.

De acordo com o secretário de Defesa Social, a Prefeitura não recebeu informação sobre desabrigados. Mas diz que todo o pessoal da Prefeitura está à disposição para auxiliar nos trabalhos de recuperação. Voluntários também são bem vindos.

Para Evaristo Kuceki, foi o pior desastre do ano na cidade e caso haja necessidade, a Prefeitura deve montar uma central para receber as doações. Apesar dos estragos, o secretário de Defesa Social vê como remota a possibilidade de decretar estado de emergência ou de calamidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os 20 minutos de temporal causaram sérios estragos em 24 das 120 escolas da cidade, principalmente nas zonas norte e oeste. Entre os problemas, principalmente destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores.

De acordo com a titular da pasta, Maria Thereza de Moraes, em algumas escolas o susto foi grande. Sete delas não terão aula nesta quinta-feira.

Segundo a secretária, nenhuma criança, professor ou diretor ficou ferido e ainda vai ser preciso avaliar melhor a situação das escolas atingidas e a quinta-feira vai ser de muito trabalho para tentar colocar tudo em ordem. Mas, algumas escolas podem continuar fechadas também na sexta-feira.

Na área da saúde, 70 prédios, entre UBSs, UPAs e outras unidades tiveram algum tipo de dano físico. Desse total, 13 foram mais prejudicadas, entre elas as duas UPAs e o Caps 3, onde pacientes tiveram que ser remanejados.

Comentários