SEGUNDA, 11/11/2019, 06:20

Segunda Semana de Justiça Restaurativa de Londrina começa nesta terça-feira

Evento, que passou a fazer parte do calendário oficial de comemorações do Município, será encerrado na Câmara de Vereadores com a entrega do Selo Arma Não é Brinquedo. 

A 2ª Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina passou a fazer parte do calendário oficial de comemorações do Município em 2017. O evento, que começa nesta terça-feira, será encerrado só na semana que vem, no dia 21, com a solenidade de entrega do 9º Selo Arma Não é Brinquedo, na Câmara de Vereadores.

Luis Claudio Galhardi, gestor da Ong Londrina Pazeando, uma das organizadoras do evento, explica que a Semana de Justiça Restaurativa é uma proposta da Organização das Nações Unidas, que começou a ser implantada em diversas partes do mundo e tem entre seus princípios o diálogo e a construção de acordos nos mais diferentes tipos de crimes, inclusive os mais graves.

Galhardi destaca o trabalho que vem sendo feito em algumas escolas da cidade com as chamadas práticas restaurativas, a prevenção das situações de conflito.

Sobre a campanha “Arma não é brinquedo”, que é promovida pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz, COMPAZ, e pela Londrina Pazeando, Galhardi explica que serão entregues, dessa vez, a 45 lojistas da cidade. O selo foi criado em 2011 e para renová-lo as lojas precisam passar por uma certificação a cada dois anos.

Galhardi acredita que a campanha vem alcançando seus objetivos nesses nove anos, apesar de uma cultura histórica, que vai na direção contrária e que valoriza a guerra e a disputa.

O coordenador da Londrina Pazeando destaca o fato da cidade ser uma das poucas do Brasil a ter uma política pública em relação ao desarmamento infantil e ao controle da venda de armas de brinquedo. A experiência daqui inclusive inspirou leis semelhantes pelo país.

Durante a entrega do selo “Arma Não é Brinquedo” na Câmara também vai ser apresentada a Caravana da 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, que vai ser realizada no dia 17 dezembro. Na solenidade, os participantes vão poder assistir ainda a uma palestra do sociólogo Antônio Rangel Bandeira, autor do livro “Armas Para Quê?”.

Os interessados em saber quais são as lojas amigas da campanha podem acessar a lista completa no site da Câmara Municipal: www.cml.pr.gov.br. A entrega do selo da campanha será em uma solenidade na Câmara de Vereadores, em 21 de novembro, quinta-feira da semana que vem, Dia Internacional de Protesto Contra os Brinquedos de Guerra.

Por Marcos Garrido

Comentários