SEGUNDA, 03/09/2018, 06:25

Sem verba para edição de número 50, Festival Internacional de Londrina lança campanha para arrecadar fundos

Coordenador diz que, apesar das dificuldades financeiras, o Filo vai ser realizado e pede ajuda da comunidade para viabilizar o evento no mês de outubro.

No ano em que chega ao seu cinqüentenário, nem a notícia de que dois dos principais patrocinadores estavam fora do projeto em 2018 chegou a desmotivar os organizadores do Filo. O jeito foi arregaçar as mangas e ir atrás da verba para fazer o festival acontecer.

Uma das primeiras ideias foi lançar uma espécie de convocação, um pedido de ajuda aos londrinenses. E a campanha “Filo 50 Anos – Eu Quero” chegou e já está no ar. E há mais de uma forma de contribuir. O diretor do festival, Luiz Bertipaglia, garante que ele vai ser realizado, apesar da luta por recursos e diz que a campanha vem sendo muito bem recebida pela comunidade.

Uma das formas de ajudar é fazendo uma doação na conta da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná. Outra maneira é por meio da Lei Rouanet, a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os detalhes estão na página do festival na internet. O endereço é filo.art.br.

O festival, que tradicionalmente ocorria em agosto, esse ano, por conta das dificuldades financeiras, vai ser realizado em Outubro. O Filo começou em 1968 como um encontro universitário e de lá pra cá se tornou o mais antigo festival permanente de teatro da América Latina.

O orçamento inicial para esse ano era de pouco mais de R$ 1,6 milhão. Mas com a saída dos dois patrocinadores, a expectativa foi reduzida e a ideia agora é realizar o evento com mais ou menos R$ 1,3 milhão. Até agora, está garantida, segundo o coordenador do Filo, uma verba do Programa Municipal de Incentivo a Cultura, além de uma importante ajuda institucional da UEL.

Luiz Bertipaglia acredita que a campanha deve criar um vínculo ainda maior da comunidade com o Filo.

Para mais informações sobre como contribuir para a realização do Filo pelo telefone 3324-1397.

Comentários