TERCA, 12/03/2024, 10:50

SEMA explica critérios sobre poluição sonora durante fiscalização em bares

Nas últimas ações da AIFU em Londrina vários espaços foram autuados por problemas com som alto.

No último final de semana, três bares com música ao vivo foram autuados por poluição sonora em Londrina e fechados por outros motivos por irregularidades com os bombeiros por questões de segurança. A vistoria foi feita pela Sema (Secretaria de Meio Ambiente) e outros órgãos municipais e de segurança durante a AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana).

Para entender os critérios sobre o som ambiente ou música ao vivo, a CBN Londrina conversou com a gerente de fiscalização da Sema, Esther Romero. Ela pontua que alguns espaços que trazem bandas têm extrapolado os limites da concessão do alvará, ou seja, bares realizam shows sem alvará adequado para a finalidade do evento.

A gerente da Sema lembra que um dos critérios de fiscalização da Aifu é a quantidade de denúncias recebidas contra os estabelecimentos em cada região.

Esther Romero também pondera que há uma intolerância de alguns londrinense quanto aos bares, mas há também exageros cometidos pelos estabelecimentos.

Durante as fiscalizações são feitas aferições com equipamento que mede o nível de decibéis, definidas por normas pela ABNT, conforme a atividade e horário.

A gerente da SEMA nega perseguição da prefeitura contra bares e diz que a mesma régua se aplica a outros estabelecimentos como igrejas, lojas e residências.

A população pode colaborar fazendo denúncias pelo telefone da Guarda Municipal pelo 153.

Comentários