Sema quer autorização do Ibama para o abate de javalis em Londrina
Armadilhas foram instaladas no Parque Arthur Thomas, mas nenhum animal foi capturado até o momento. Secretaria propõe parceria com os chamados CACs para o abate dos animais
A Secretaria Municipal do Ambiente continua acompanhando a situação dos javalis que, em maio deste ano, foram flagrados perambulando pelo parque Arthur Thomas, na zona sul da cidade. Na época, a Sema chegou a instalar armadilhas na área, mas, até o momento, nenhum animal foi capturado. Apesar disso, o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, descartou a possibilidade de os javalis terem ido embora da região. Muito pelo contrário. Para ele, os animais continuam por lá e, inclusive, estariam se reproduzindo. Pereira disse estimar que a população total já chegue a 50 javalis, que estariam vivendo em uma área composta pelo Arthur Thomas e a Fazenda Refúgio, além das adjacências.
Para fazer frente aos animais, considerados espécie invasora, a Sema enviou, na última semana, um ofício ao Ibama pedindo autorização para que os animais sejam abatidos na cidade. Pereira lembrou que o Instituto Água e Terra (IAT) já tem liberação para fazer o abate dos javalis na Mata dos Godoy e destacou que, no entendimento dele, essa permissão precisa ser expandida.
O secretário do Ambiente defendeu uma parceria com os chamados CACs, que têm autorização para portar armas de fogo, para o abate dos javalis. Ele disse que o formato desse acordo ainda precisa ser estudado e que, possivelmente, os interessados deverão se credenciar junto ao poder público para participar da iniciativa.
Uma possibilidade já descartada por Pereira é a remuneração dos responsáveis por abater os animais.
O secretário do Ambiente reforçou que os javalis são uma espécie invasora, destacando que os animais causam uma série de prejuízos ao ecossistema do qual não fazem parte. Além disso, segundo Pereira, eles trazem prejuízos a nascentes e plantações.