SEGUNDA, 04/01/2021, 10:21

Sema recebeu 141 denúncias contra fogos de artifício barulhentos durante a virada do ano em Londrina

O número é 98% menor se comparado à quantidade de queixas recebidas há dois anos. Prática, que é proibida por lei na cidade, pode terminar em multa de 700 reais ao responsável

A Secretaria Municipal do Ambiente recebeu durante a virada do ano 141 denúncias dando conta de fogos de artifício barulhentos em Londrina. Foram 52 queixas vindas da zona norte; 41 da leste; 23 da oeste; 21 da região sul; e quatro oriundas dos distritos rurais. A Sema recebeu, ainda, oito denúncias de outros municípios, entre eles, Cambé, Arapongas e até Curitiba. O balanço foi repassado à CBN nesta segunda-feira (4) pela fiscal ambiental da secretaria, Esther Romero Jandre. Apesar de ainda bastante expressivo, o número, segundo ela, é 98% menor se comparado ao registrado há dois anos, quando 1814 denúncias foram feitas. Na avaliação da fiscal, a diminuição mostra que o londrinense tem conseguido entender que a prática, ilegal na cidade, só traz prejuízos à população, principalmente para aqueles que tem bichinhos de estimação ou pessoas autistas em casa.

 

Das 141 denúncias, segundo Esther, apenas 13 vieram com endereços. Ela destaca que a falta de informações dificulta o trabalho dos fiscais na localização e identificação dos infratores. Apesar disso, a fiscal garante que a Sema vai notificá-los, e que, se ficar comprovada a prática ilegal, os responsáveis serão multados em 700 reais e também poderão responder por crime ambiental.

 

Esther também garantiu que, apesar de o Ano Novo já ter ficado pra trás, a Sema continua de prontidão para o recebimento de denúncias. O número de WhatsApp destinado pela secretaria para o registro das queixas é o 99994-1721.

Por Guilherme Batista

Comentários