TERCA, 07/12/2021, 08:43

Sertanópolis faz devolução de vacinas contra Covid destinadas a aplicação de reforço em idosos

Com baixa adesão à campanha de imunização, município vai devolver 270 unidades para que outras cidades paranaenses possam utilizá-las

Por conta da falta de procura pelas doses de reforço da vacina contra o coronavírus, a prefeitura de Sertanópolis anunciou a devolução de um lote de imunizantes da Pfizer à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A medida foi necessária já que esse quantitativo deve vencer em poucos dias.

Com isso, o município optou por devolver as vacinas para que outras cidades possam utilizá-las na campanha de imunização, como explica Eliézer Andrade, enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Ele conta que a queda na busca pelo imunizante vem sendo observada em Sertanópolis ao longo das últimas semanas. Até agora, 25.355 doses foram aplicadas, de acordo com a última atualização do vacinômetro.

Deste total, 12.354 unidades foram destinadas a primeira aplicação e outras 10.223 vacinas foram utilizadas para completar o ciclo de proteção. Cerca de 1.300 pessoas foram imunizadas em dose única e outros 1.427 moradores do município receberam a terceira aplicação.

Há cerca de um mês, de acordo com o enfermeiro, aproximadamente 730 unidades eram administradas semanalmente. Mas, atualmente, este número caiu para 240. Andrade faz um apelo e pede que população se vacine contra a Covid-19.

Segundo ele, uma outra remessa, com aproximadamente 520 vacinas, também está próxima da validade. O enfermeiro destaca a importância da vacinação contra o coronavírus diante da circulação de variantes no país.

Andrade diz ainda que cerca de 1.300 pessoas que receberam a primeira dose anti-covid não voltaram para a segunda aplicação e aproximadamente 2.000 idosos também não buscaram o serviço de saúde para tomarem a vacina de reforço.

Em Sertanópolis, não é necessário realizar o agendamento prévio. Basta apresentar a carteira de vacinação e um comprovante de residência, caso seja a primeira aplicação. Os atendimentos estão sendo feitos na Loja Maçônica Rui Barbosa, que fica na região central. A população pode conferir o cronograma da campanha de imunização nas redes sociais da prefeitura.

Por Victor Assis

Comentários