QUINTA, 10/02/2022, 14:29

Servidores da agricultura do Estado devem cruzar os braços na próxima quinta-feira

Categoria se opõem ao plano de cargos e carreiras apresentado pelo Governo após fusão do Iapar e Emater que resultou no IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná)

Os servidores públicos da agricultura do estado do Paraná decidiram fazer uma paralização a partir da próxima quinta-feira (17). O motivo é que a categoria não aceitou a redação do plano de carreira que foi apresentado pelo Governo do Estado.   

O presidente do Sindpar, Ricardo Moura, explica que após a junção do Iapar e do Emater em 2019, existia uma indefinição na carreira dos servidores. Ou seja, a categoria defende um plano único de junção dos benefícios, mas não com os termos definidos na redação apresentada pela atual gestão.

Segundo o sindicato, o novo plano retira a paridade salarial de aposentados e também exclui benefício de auxiliares de pesquisa.

Na última semana, o sindicato informou que governador do Paraná Ratinho esteve na sede de pesquisa do Instituto em Londrina e se comprometeu a convocar uma aquipe técnica que está elaborando o plano para revisar as questões que estão causando a crise.  Mesmo assim, os trabalhadores dizem que foram surpreendidos com o texto apresentado pelo governo.

Os profissionais também fizeram um protesto, na última sexta-feira (04), quando o governador Ratinho Junior esteve em visita a Londrina. Com faixas e cartazes, os profissionais de vários carreiras se manifestaram contra a reposição salarial de 3%, depois de 6 anos sem reajuste. A CBN LONDRINA não obteve resposta do Seab sobre a possível greve.

Por Guilherme Marconi

Comentários