Servidores de Londrina fazem ato contra reforma da previdência neste sábado
A mobilização não tem ligação com o Sindserv, que, por sua vez, prioriza negociação com poder público.
Servidores públicos organizaram uma manifestação para este sábado, em frente à prefeitura de Londrina. O motivo da mobilização são os projetos de lei encaminhados pelo Executivo e que propoem uma grande reforma na previdência do funcionalismo municipal. Para os servidores, a questão precisa ser mais discutida.
Marcelo Urbaneja, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), explica que o ato é um movimento espontâneo de membros da categoria, mas que o órgão não está articulado na manifestação, apesar de considerá-la legítima. De acordo com o sindicalista, atualmente, o Sindserv está em negociações com o poder público para que uma contraproposta da categoria seja apresentada.
Para o presidente do sindicato, os projetos enviados pela administração para resolver o déficit da Caixa de Assistência, Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina, são desproporcionais, atribuindo ao funcionalismo, alterações que podem prejudicar a categoria.
De acordo com Urbaneja, a maneira com que a proposta tem sido apresentada não garante ampla discussão sobre as mudanças. O presidente entende que o diálogo não tem sido satisfatório e que a urgência em encaminhar o projeto impede um debate saudável.
Apesar do pedido do sindicato, para continuidade dos debates no próximo ano, a câmara dos vereadores deu aval para a tramitação do projeto, na sessão da última terça-feira. Com pouco menos de duas semanas para entrar em recesso, o legislativo pode ter que marcar sessões extraordinárias para que os projetos sejam aprovados ainda este ano.