Sesc inaugura Museu do Café no próximo dia 29 de agosto em Londrina
O local irá funcionar no antigo prédio da 10ª Subdivisão Policial, na rua Sergipe, no centro de Londrina
O Museu do Café será aberto ao público no próximo dia 29 de agosto, às 9 horas da manhã. O local irá funcionar no prédio construído na década de 1960, auge da produção cafeeira paranaense e foi sede durante 54 anos da 10ª Subdivisão Policial. A partir dessa data, o espaço passa a receber escolas e grupos de visitantes para vivências temáticas em um espaço educativo. A cerimônia oficial de inauguração com a presença de autoridades está marcada para o dia 24.
De acordo com a gerente do Sesc Londrina Cadeião, Patricia Erika Sugeta, o museu vai preservar a memória da cultura cafeeira de Londrina e deve promover experiências interessantes para os visitantes.
O museu vai apresentar um dos ciclos econômicos mais importantes do Paraná, responsável pelo desenvolvimento e criação de cidades em todo o Norte do estado. Na década de 1960, Londrina produzia cerca de 51% do café consumido no mundo e ficou conhecida como “Capital Mundial do Café”.
O prédio, que fica na rua Sergipe 52, foi totalmente recuperado e teve as escadas em granitina e os pisos em tacos restaurados. A configuração básica foi mantida, bem como as principais paredes em alvenaria e a estrutura do prédio. De acordo com a gerente do Sesc Cadeião, no total, são quatro salas expositivas dedicadas ao café, incluindo uma ala imersiva em que o visitante será inserido na história da cultura cafeeira.
Este é o primeiro museu do Sesc Paraná e o espaço ainda está recebendo doações para composição do acervo.