SEGUNDA, 11/12/2023, 17:37

Sete jogadores seguem internados após queda de raio durante partida de futebol em Santo Antônio da Platina, um deles em estado gravíssimo

Acidente também deixou jovem de 21 anos morto. Polícia Civil deve abrir inquérito para apurar o caso e eventuais responsáveis.

Os sete jogadores que ficaram feridos depois da queda de um raio, durante uma partida de futebol no Estádio Municipal José Eleutério da Silva, em Santo Antônio da Platina, no norte pioneiro do Paraná, no final da tarde de domingo (10), seguem internados em dois hospitais da cidade. O acidente também matou o jovem Caio Henrique de Lima Gonçalves, de apenas 21 anos de idade. O corpo do rapaz foi velado durante a tarde desta segunda (11) e o sepultamento estava marcado para o início da noite no Cemitério Municipal de Japira. Ele era atleta da equipe amadora do município, que fica a 80 quilômetros do local onde o raio caiu. No momento do acidente, o time enfrentava a equipe de Santo Antônio pela Copa Regional de Futebol Amador do Paraná.

Dos sete jogadores internados, quatro são de Japira e outros três de Santo Antônio. Um deles está em coma na UTI do Hospital Regional do Norte Pioneiro. O estado de saúde dele é considerado gravíssimo. Os outros seis seguem se recuperando no Hospital Nossa Senhora da Saúde e, segundo o diretor de Esportes da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Marcos Ferreira, devem receber alta já nesta terça-feira (12).

O raio caiu no campo aos 20 minutos do segundo tempo da partida. O jogo foi o segundo realizado no estádio na mesma tarde, e teve continuidade mesmo com o temporal. Ferreira, que estava no estádio, garantiu que, apesar da forte chuva, o gramado apresentava as condições necessárias para que a bola continuasse rolando. Em relação aos raios e trovões, ele disse que era possível perceber o barulho das trovoadas, mas que o único raio que caiu foi o que causou toda a tragédia.

Em nota, as prefeituras de Santo Antônio e de Japira lamentaram a tragédia e se colocaram à disposição das famílias dos jogadores. Em Japira, também foi decretado luto oficial de três dias. O estádio onde o acidente aconteceu não possui para-raios. A prefeitura deve analisar a possibilidade da instalação dos equipamentos antes da realização de novos jogos. O caso também será investigado pela Polícia Civil, que, em nota encaminhada via assessoria de imprensa, confirmou que abrirá um inquérito para apurar o fato e eventuais responsáveis. Na teoria, a suspensão do jogo por conta do mau tempo seria de responsabilidade do árbitro da partida, que optou por continuá-la. A CBN procurou a Federação Paranaense de Futebol Amador, atrás de uma posição em relação à tragédia, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Por Guilherme Batista

Comentários