Setembro deve encerrar em Londrina com temperatura acima dos 35ºC
A temperatura até o fim de setembro deve ficar 5ºC acima da média, apresentando riscos à saúde.
Após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de perigo para uma onda de calor que atinge quase todas as regiões do Paraná. O IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) aponta que até o fim de setembro, não haverá chuva, ao menos, na região de Londrina e Norte Pioneiro.
A meteorologista Ângela Costa, explica que há uma frente fria no sul do país que persiste sobre o Rio Grande do Sul e devido ao avanço desse sistema, deve ter chuva no Paraná, porém, somente a partir da região oeste do estado.
Vale ressaltar que ao longo dos próximos dias, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. O ideal para saúde é entre 50% e 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para melhorar a condição climática apenas a chuva, prevista, para meados de outubro.
A meteorologista afirma ainda que a temperatura até o fim de setembro deve ficar 5ºC acima da média e que há riscos à saúde. A máxima para sábado (28), domingo (29) e segunda (30), devem ficar entre 31ºC a 35ºC.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça alguns cuidados a serem tomados em dias de muito calor e de umidade relativa do ar baixa. As medidas podem evitar a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial.
De acordo com a pasta, as recomendações valem para qualquer pessoa. Porém, o cuidado com idosos e crianças deve ser ainda maior, reforça a secretaria.