QUARTA, 04/09/2024, 19:17

Setembro Lilás: mês de conscientização da doença de Alzheimer

Campanha intensifica a conscientização da doença que afeta 1,2 milhão brasileiros.

A campanha deste ano, intitulada Alzheimer: É Hora de Agir, tem como foco os desafios impostos pela falta de conhecimento sobre a doença. A presidente da Febraz (Federação Brasileira das Associações de Alzheimer), Elaine Mateus, uma das principais ativistas da causa e fundadora do Instituto Não Me Esqueças (INME), criado há sete anos em Londrina, diz que o principal objetivo no Mês Mundial de Conscientização sobre Alzheimer é romper com o estigma.

Segundo Elaine Mateus, "o desconhecimento sobre as demências alimenta preconceitos que isolam e desvalorizam as pessoas que vivem com essas condições, além de seus familiares". Ela alerta que “essa marginalização impede o diagnóstico em tempo oportuno e o tratamento adequado, fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com demência.”

No Brasil, centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com a doença, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas da condição, que afeta 1,2 milhão de pessoas e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Londrina conta com o Instituto Não Me Esqueças (INME), que oferece suporte gratuito a famílias que convivem com a condição. Atualmente são atendidas 90 famílias com serviços como oficinas de estimulação cognitiva, apoio psicológico e oportunidades de socialização. O telefone do instituto é o (43) 99155-5747.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários