SEGUNDA, 11/11/2019, 19:05

Setor de alimentos comemora a retirada de tributos para 60 mil itens no Paraná

A luta do comércio atacadista para redução de impostos vem desde que Santa Catarina passou a competir com o estado.

Desde o dia 1º de novembro 60 mil itens do setor de alimentos foram retirados do regime de Substituição Tributária – ST, isso significa que muitos impostos que eram pagos várias vezes agora será cobrado apenas uma vez até chegar no consumidor final.

Isso deve reduzir o preço dos alimentos e principalmente para quem compra em atacado.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná - Fecomércio, Paulo Pennacchi, antes a arrecadação era escalonada dentro cadeia comercial. A mudança na cobrança do ICMS, que deixou de ser antecipado, garante mais competitividade a empresas paranaenses.

Santa Catarina já tinha derrubado esse sistema de arrecadação escalonada em todos os produtos alimentícios.

Agora a busca é para que sejam todos os produtos alimentícios sejam derrubados. Outra luta para o ano que vem é o setor de perfumaria.

Entre os produtos que saíram da lista estão: biscoitos, bolachas, massas, waffles, pizzas, azeites de oliva, margarinas, óleos refinados, frutas e vegetais congelados, conservas de produtos hortícolas, doces, geleias e também vinhos. O volume de operações abrangidas é calculado em R$ 4,4 bilhões anuais.

Comentários