SEGUNDA, 20/04/2020, 19:48

Sincoval reforça medidas de segurança durante o atendimento no comércio de Londrina que os lojistas devem adotar

Algumas ações preventivas devem ser observadas pelos vendedores e clientes para evitar a transmissão do Coronavírus.

O Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região – Sincoval reforça algumas medidas contidas no decreto para reabertura do comércio na cidade e alerta outras medidas necessárias.

O novo decreto obriga a dispensa de trabalhadores não envolvidos nas atividades principais da empresa como segurança e limpeza, mas exige a limpeza permanente do ambiente de trabalho. Portanto mantenha-se o alerta para algumas distorções no decreto que os funcionários e lojistas precisam ficar atentos.

De acordo com o advogado do Sinconval, Ed Nogueira, trabalhadores integrantes do grupo de risco como: idosos, portadores de doenças crônicas (diabetes insulino dependentes, cardiopatia crônica, doenças respiratórias crônicas graves, imunodepressão, etc) e gestantes de risco não devem ser convocados ao trabalho.

Sempre que possível, assegurar que os equipamentos de trabalho como material de escritório e equipamentos de informática sejam disponibilizados para uso não-compartilhado.

Rotina de limpeza e higienização permanente de todos os ambientes de trabalho, com especial atenção aos móveis, utensílios e materiais de uso comum. Utensílios de banheiro e cozinha e toalhas devem ser preferencialmente descartáveis.

O alerta ainda é para os rodízios de intervalos de 15 minutos em ambientes fechados.

É importante que o vendedor fique atento e só aborde o cliente se isso lhe for proposto.

A Associação Comercial e Industrial de Londrina – Acil, por sua vez, reitera à população a importância de sair de casa apenas para situações emergenciais.

Assim como evitar aglomerações, manter distância de dois metros para outras pessoas, inclusive quando estiver em fila. Lavar as mãos constantemente e fazer uso do álcool em gel.

É obrigatório o uso de máscara para cidadãos que estiverem fora de seus domicílios, no transporte coletivo, em estabelecimentos públicos e comerciais. Pagamentos de contas poderão ser feitos no decorrer da semana. 

Comentários