Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina manifesta preocupação com a não renovação de contrato do transporte coletivo
São 1,7 mil funcionários que temem não ficarem empregados se nova empresa ganhar a licitação.
Na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina – Sinttrol, se manifestou oficialmente ao prefeito Marcelo Belinati, ao presidente da Câmara de vereadores, e ao presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização - CMTU, a preocupação com a nova licitação pra concessão dos serviços de transporte coletivo de Londrina.
A confirmação de que não será renovado o contrato por mais 15 anos com as atuais empresas, fez com os mais de 1,7 mil profissionais do setor se preocupassem.
De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista, a maior preocupação é se esses trabalhadores vão ser absorvidos para a próxima empresa ou empresas que possivelmente vençam a licitação. Outras preocupações são em relação ao acerto com os trabalhadores e os acordos coletivos que mantém estabilidade de cobradores para mais três anos.
Ainda de acordo com João Batista, hoje mais de 50% dos profissionais atuam na empresa há mais de 15 anos, e que tem trabalhadores com 20, 25 e 30 anos de casa.
A notificação formal feita pelo Sinttrol aos representantes do executivo e legislativo municipal faz diversos outros questionamentos.
A prefeitura disse que não vai se manifestar sobre a notificação do Sinttrol.