TERCA, 20/02/2018, 19:30

Sindicato que defende trabalhadores do transporte coletivo urbano de Londrina alega que a categoria aprovou acordo que permite ônibus rodarem sem cobradores

A medida já está sendo adotada pelas empresas em linhas com menor fluxo de passageiros durante o dia.

As empresas do transporte coletivo urbano de Londrina começaram a tirar os cobradores de diversas linhas de ônibus.

Antes algumas linhas de ônibus ficavam sem cobradores durante a noite, mas agora um novo acordo entre as empresas de ônibus e o sindicato que defende os funcionários, permite que algumas linhas fiquem sem os cobradores também durante o dia.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londirna – Sinttrol, João Batista, os próprios funcionários votaram para que o acordo fosse feito.

Em nota o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Londrina – Metrolon afirma que:

“A empresa já retira cobradores após as 19 horas de segunda a sábado e também durante todo dia aos domingos e feriados - e nunca registrou nenhum problema.

Atualmente existem várias linhas com baixíssima demanda em alguns horários, que foram as escolhidas para começar as retiradas de cobradores.

Mesmo com o cobrador, o uso de dinheiro para pagamento de passagens atrasa o embarque dos usuários. Os clientes podem colaborar usando somente cartão ou facilitando o troco. Como esta operação sem cobrador já existe há tempos, não haverá qualquer risco para os clientes.

Maringá e outras cidades no Brasil já trabalham sem cobrador há anos. Maringá também recentemente adotou o critério de não aceitar dinheiro nos ônibus. Os resultados foram
ótimos e proporcionaram mais agilidade à operação.

A empresa quer aproveitar a mão de obra dos cobradores, que já conhecem o funcionamento do sistema de transporte em Londrina, em outros cargos.

A proposta é que sejam alocados para funções de motorista - inclusive com aumento de salário nesse caso específico -, fiscais e outros cargos administrativos.”

Comentários