SEGUNDA, 21/09/2020, 06:30

Sinduscon denuncia ao Procon suposto aumento abusivo nos preços dos materiais de construção civil em Londrina

Em alguns casos, alta não justificada foi de mais de 40%, segundo o sindicato. Entidade destaca que gasto extra pode trazer prejuízos sérios ao setor.

O Sinduscon, sindicato que representa as empresas da construção civil em Londrina, apresentou uma denúncia ao Procon Paraná contra o suposto aumento abusivo nos preços do material utilizado na construção de empreendimentos na cidade. De acordo com levantamento entregue pela entidade ao órgão de defesa do consumidor, o valor dos cabos elétricos subiu mais de 40% nos últimos meses. Também foi registrada elevação de 35% no preço do concreto; 38% no da tinta; e 28% no valor médio do tijolo. O presidente do Sinduscon, Sandro Nóbrega, destaca que a alta, não justificada pelo setor, pode trazer prejuízos sérios às construtoras e, principalmente, aos consumidores.

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção Civil repudiou a denúncia do Sinduscon e a insinuação de que o setor teria diminuído a oferta de material para aumentar os preços. A entidade argumenta, ainda, que os valores aumentaram por conta da redução drástica na produção em todo o país, principalmente entre os meses de março e abril, os dois primeiros da pandemia de coronavírus. A produção, segundo a associação, teria caído pela metade e, atualmente, está com a capacidade em 77%.

Por Guilherme Batista

Comentários