SRP vai pagar aluguel por terreno da prefeitura, que é utilizado como estacionamento durante a ExpoLondrina
A negociação entre a administração da feira e o município foi uma recomendação do Ministério Público.
A prefeitura de Londrina e a Sociedade Rural do Paraná (SRP) entraram em um acordo com relação aos dois terrenos, de propriedade do município, que por vários anos, foram usados como estacionamento durante a ExpoLondrina. Segundo o Secretário Municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, a SRP aceitou pagar o aluguel de R$ 12.280 pelo uso dos espaços de 23 mil m² durante os 11 dias da feira, que começa nesta quinta-feira.
A negociação começou depois que o Ministério Público (MP), por meio da promotoria de defesa do patrimônio público fez uma recomendação à Sociedade Rural para que deixasse de utilizar o espaço, que inclusive foi limitado por um muro. Esse cercamento foi considerado, pelo promotor Renato de Lima Castro como um “abuso de direito. Não se pode cercar uma área pública para fins particulares”.
Ainda de acordo com o documento, a promotoria recomendou que a administração da feira devolvesse à prefeitura todo o valor arrecadado com a cobrança do estacionamento. De acordo com Cavazotti, os valores ainda serão melhor calculados. Mas, como a feira, tradicionalmente dura 11 dias, a SRP devolverá cinco vezes o valor do aluguel. Ou seja, R$ 61.400 referentes a cinco anos retroativos de uso sem pagamento.
Agora a prefeitura vai comunicar o acordo ao Ministério Público.