QUARTA, 06/04/2022, 14:02

Startup londrinense lança rastreamento de bovinos com GPS

Brinco na orelha do boi é abastecido com energia solar e emite localização exata do animal no campo.

Com foco na demanda global que busca soluções tecnológicas para garantir confiabilidade e sustentabilidade à produção pecuária, a startup londrinense SpaceVIs lança na quarta-feira (6), durante a ExpoLondrina, a uma nova plataforma. Trata-se de um conjunto de produtos tecnológicos que permite monitoramento e rastreabilidade em tempo real do rebanho bovino no campo, por meio de GPS.    .

O sócio fundador da SpaceVis, o administrador Guilherme Canavese, explica que a expectativa com a promessa de revolucionar o mercado oferecendo dados confiáveis e total transparência à criação e gestão dodo boi no pasto.

Aguardada com a Plataforma CattleVis criou quatro produtos que oferecem  conectividade, gestão e rastreabilidade (blockchain). Na prática, grande parte da tecnologia é representada por um brinco eletrônico colocado na orelha do bovino, dispositivo abastecido com energia solar que alimenta o GPS para emitir, a cada 30 minutos, a localização (latitude e longitude) em tempo real do animal.  Os dados podem ser acessados a qualquer momento e por diferentes aparelhos conectados à plataforma, de qualquer lugar do mundo.  

O evento contou com presença do Secretário Adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Ângelo Mazzillo Junior, do secretário Norberto Ortigara, além de reunir pecuaristas, representantes de instituições de pesquisa, órgãos estaduais e investidores.

Por Guilherme Marconi

Comentários