Suporte em Londrina a pessoas em situação de rua ultrapassa 5 mil atendimentos
600 pessoas diferentes foram atendidas ao longo do primeiro mês de 2025
O Serviço de Abordagem Social, realizado todos os dias, inclusive nos finais de semana (sábado e domingo) e feriados, é prestado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e funciona por meio da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de forma continuada e programada, tendo como objetivo identificar situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, garantindo atenção às necessidades imediatas do público atendido, bem como promover seu acesso às redes de serviços existentes.
De acordo com dados da prefeitura de Londrina, apenas os trabalhos de Abordagem Social, Consultório na Rua e Ações Integradas somaram 2,4 mil atendimentos; no Centro POP o registro foi de 2.596 atendimentos; com cerca de 600 pessoas diferentes foram atendidas em janeiro de 2025
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa, os serviços de abordagem social, bem como as ações integradas, o Centro POP e outros equipamentos são fundamentais dentro das políticas públicas voltadas à população em situação de rua.
Ao todo foram 1.377 abordagens sociais registradas, das quais 976 foram feitas a partir da Central telefônica do SEAS. Deste total via telefone, 815 atendimentos são provenientes de solicitações dos próprios usuários da rede, 68 vindos da comunidade em geral e 93 da rede de serviço. Além disso, 401 abordagens ocorreram presencialmente, nas ruas da cidade, em diferentes regiões.
As abordagens sociais, neste serviço permanente, são feitas de segunda a sexta-feira (8h às 22h); sábados, domingos e feriados (9h às 14h).