TERCA, 11/12/2018, 19:56

Suspeito de fraudar pagamento do DPVAT em Londrina, que foi preso em Miami, deve se apresentar à justiça assim que chegar ao Brasil

O advogado afirma que Marcio Cantoni vai responder ao processo em liberdade e começar a cumprir as medidas restritivas impostas pelo juiz.

O empresário Marcio Cantoni deve chegar ao Brasil, segundo a defesa dele, entre o final de dezembro e início de janeiro, quando deve se apresentar à justiça para cumprir as medidas restritivas impostas a ele. De acordo com o advogado José Carlos Cal Garcia Filho, os dois mandados de prisão contra Cantoni foram revogados, um pelo Tribunal de Justiça (TJ) e o outro pela 5ª Vara Criminal de Londrina. Sendo assim, ao chegar ao Brasil, ele vai responder ao processo em liberdade. A prisão dele foi decretada em setembro de 2016. Mas, não chegou a ser preso porque estava fora do país.

Marcio Cantoni é suspeito de liderar um esquema de fraude no pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículo Automotor (DPVAT) em Londrina e foi preso em Miami, nos Estados Unidos na semana passada, por estar morando ilegalmente no país. Ainda segundo o advogado, a prisão dele pela Polícia Internacional (Interpol) se deu em razão do vencimento do passaporte. Garcia Filho conta que o empresário não conseguiu voltar antes para o Brasil por enfrentar dificuldade para emitir um novo documento. Os mandados ainda estavam em aberto no sistema da Polícia Federal (PF).

O advogado preferiu não dar detalhes sobre as acusações que pesam sobre o cliente dele. Em maio de 2017, Cantoni e mais quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) pelas fraudes. Ainda de acordo com o MP, a empresa dele teria feito, pelo menos, 500 vítimas.

A denúncia defende que o grupo teria se apropriado indevidamente dos valores recebidos em decorrência de indenizações, deixando de repassá-los a quem era de direito, provocando prejuízos às vítimas.

Por Claudia Lima

Comentários