SEGUNDA, 28/06/2021, 18:01

Temperaturas despencam nesta semana na região de Londrina

Sistema de monitoramento climático já alertou sobre risco de geada em todo estado. Frio intenso pode prejudicar plantações e agricultores devem tomar cuidados pra evitar perdas

A mudança é causada pela chegada de uma nova massa de ar polar no estado. Desta vez, um sistema mais severo do que os registrados anteriormente neste ano. A previsão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é que ao longo da semana, as temperaturas tenham uma queda brusca em todo o Paraná.

Segundo a agrometeorologista Heverly Morais, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a alteração é comum para este período por conta da chegada de uma nova estação, o inverno, que teve início na semana passada.

Para esta terça-feira, a amplitude térmica já apresenta uma redução expressiva, com mínima de 3º e máxima de apenas 13º. O frio intenso, vem acompanhado de geadas aqui para a região, que estavam previstas ainda para esta madrugada e devem continuar nos próximos dias. Mas ela avalia que as condições devem se intensificar ainda mais na quarta, quando os termômetros podem registrar apenas 1º grau.

Heverly afirma que as geadas podem comprometer a produtividade do campo. Ela explica que o milho, em fase de florescimento, as hortaliças e o café são culturas mais afetadas pelo clima gelado. A orientação para horticultores é que façam a cobertura dos canteiros, ou ainda a irrigação com uso do aspersor durante a madrugada, o que ajuda a reduzir os efeitos da geada.

Já para as lavouras cafeeiras, a agrometeorologista aconselha que mudas de até seis meses sejam enterradas para proteção. No caso de plantas com até dois anos, a medida mais adequada é colocar terra até o nível do tronco.

Com a chegada da frente fria, Heverly Morais destaca que o clima deve ficar ainda mais seco e sem previsão de chuva para os próximos dias. Ela avalia que esta condição favorece a formação de geadas mais intensas, o que serve de alerta para os agricultores da região.

Uma parceria entre Simepar e IDR-Paraná disponibiliza boletins diários que informam sobre a formação de geadas em todo o estado. Os informes podem ser acessados pelos sites das instituições, por meio do aplicativo IAPAR Clima, ou ainda pelo WhatsApp (43) 3376-2248.

Por Victor Assis

Comentários