Tempestade provoca estragos e deixa mais de 15 mil imóveis sem luz em Londrina
Defesa Civil registra quedas de árvores, casas destelhadas e danos em unidades de saúde. Abastecimento de água e energia foi afetado
Depois da tempestade que atingiu Londrina na noite desta sexta-feira (7), a Defesa Civil identificou diversos danos pela cidade. Com rajadas de vento que chegaram aos 77 km/h, um balanço parcial registrou 97 quedas de árvores, 20 casas destelhadas devido ao vendaval e uma casa destelhada por causa do granizo.
As principais ocorrências foram na zona leste (49), seguidas do centro (28) e da zona norte (26). Também foram registrados danos em diversas estruturas públicas. No Pronto Atendimento Infantil (PAI), houve queda da claraboia, infiltrações e o forro de PVC da guarita veio abaixo; na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Alvorada, parte da cumeeira do telhado despencou; na UPA Sabará, o forro de gesso da marquise da recepção caiu; e na Central de Vacinas faltou energia, porém um gerador supriu a demanda e não houve perdas.
A Copel divulgou que mais de 15 mil imóveis ficaram sem luz devido ao temporal. A falta de energia elétrica também prejudicou os sistemas Tibagi e Guarani, o que comprometeu a distribuição de água em Londrina e Cambé.
O telefone da Defesa Civil é 199, e o do Corpo de Bombeiros é 193. Quedas de árvores sobre fiação elétrica devem ser comunicadas diretamente à Copel, pelo telefone 0800 5100 116.