TERCA, 02/11/2021, 16:38

Tempo bom leva milhares de londrinenses aos cemitérios em feriado de Finados

Com avanço da vacinação, estimativa de público durante todo feriado é de aproximadamente 80 mil pessoas, superando total registrado no ano passado.

Com o dia ensolarado desde as primeiras horas da manhã de terça-feira, os cemitérios de Londrina ficaram movimentados no Dia de Finados. Milhares de pessoas compareceram aos espaços para prestar homenagens a familiares e amigos.

De acordo com a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), a estimativa de público ao longo do feriado é de cerca de 80 mil visitantes, superando o número registrado em 2020, que foi de aproximadamente 30 mil, como explica o superintendente do órgão, Péricles Deliberador.

O aposentado Casemiro Samiec diz que todos os anos vem ao cemitério durante o feriado. Para ele, a data é muito importante porque, além de homenagear parentes, também é um momento de fortalecer a fé.

Para Maria Aparecida da Costa, que foi ao Jardim da Saudade, na zona norte, e que é o maior cemitério de Londrina, a data é um momento de reflexão e de se conectar com familiares. 

A irmã Aparecida de Lourdes Arado considera que o feriado também é uma oportunidade de honrar colegas que se dedicaram em servir ao próximo e ao ministério da Igreja.

Ela destaca ainda a importância dos cuidados relacionados à Covid-19 durante as visitas. Por conta da pandemia, a população continua sendo orientada pela Acesf a adotar alguns protocolos que contribuem para evitar a disseminação do coronavírus, como o uso do álcool gel e da máscara de proteção.

Medidas de segurança também foram estabelecidas para os vendedores que se cadastraram para trabalhar em frente aos cemitérios durante o Dia de Finados. Dos 137 espaços ofertados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), apenas 37 foram preenchidos.

Entre as bancas de produtos, o órgão definiu um distanciamento de seis metros para evitar aglomerações. Segundo o advogado Joelmir Angelo, que participou pela primeira vez como comerciante, o resultado das atividades, ainda pela manhã, já era bastante positivo.

De acordo com o Código de Posturas do Município, a partir desta quarta-feira (3), as famílias que não conseguiram finalizar as obras de manutenção ou pintura dos jazigos antes do Dia de Finados podem retomar os serviços. Para realização das atividades, é necessário solicitar uma licença na sede da Acesf, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck, 2948.
 

Comentários