SEGUNDA, 13/06/2022, 08:51

Tempo gelado deve permanecer sobre a região de Londrina durante toda esta semana.

Segundo o Simepar, os termômetros não devem ultrapassar os 23 graus na cidade. Em alguns pontos do estado, houve, inclusive, no final de semana, o registro de temperaturas negativas. 

O frio deve continuar forte em Londrina e região durante toda esta semana. Pelo menos é o que prevê o Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná. Para esta segunda-feira (13), por exemplo, a mínima prevista foi de quatro graus, com possibilidade de geada logo nas primeiras horas da manhã. No primeiro dia da semana, os termômetros não devem ultrapassar os 20 graus. E o tempo gelado seguirá no decorrer dos próximos dias, sendo que nesta terça-feira (14), de acordo com a previsão, as temperaturas vão variar entre 5 e 20 graus. Na quarta (15), elas sobem um pouco, variando entre 10 e 18 graus, e, na quinta-feira (16), atingem o pico previsto para esta semana, com os termômetros podendo chegar aos 23 graus. Na sexta-feira (17), as temperaturas voltam a cair e, pela previsão do Simepar, o próximo final de semana deve ser bem parecido com o último, com os termômetros variando entre 10 e 20 graus.

De acordo com os meteorologistas, o tempo gelado é resultado da massa de ar polar que chegou ao estado na última semana. No domingo (12), Dia dos Namorados, muitas cidades do centro-sul do estado registraram temperaturas negativas. Em Guarapuava, por exemplo, chegou a fazer -2,5 graus.

Segundo os registros do Simepar, 44 estações meteorológicas registraram as temperaturas mais frias do ano, superando a onda de frio do fim de maio. As mínimas abaixo de zero também chegaram a Pato Branco (-1°C), Ponta Grossa (-0,9°C), Lapa (-0,2°C), Francisco Beltrão (-0,1°C) e Cascavel (-0,1°C). Um pouco acima disso ficaram Palotina (0,6°C), Laranjeiras do Sul (0,6°C), Irati (0,4°C), Foz do Iguaçu (0,4°C), Fazenda Rio Grande (0,4°C) e Colombo (0,4°C). Na faixa de 1°C estiveram Capanema (1°C) e Capitão Leônidas Marques (1,6°C).

Já no norte do estado, segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braum, o pico do frio foi em maio, quando na região de Londrina, os termômetros chegaram a marcar menos de 5 graus. 

Por Guilherme Batista

Comentários