SEGUNDA, 25/02/2019, 19:40

Tempo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 será um pouco mais curto esse ano

Por causa do feriado de Carnaval a entrega começa somente dia 7 de março. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para prestar contas ao Leão.

Nesse ano a declaração do Imposto de Renda começa um pouco mais tarde do que no ano passado. A entrega pode começar a ser enviada somente dia 7 de março. Tudo por que o Carnaval nesse ano é em março e a Receita decidiu iniciar os recebimentos depois do feriado prolongado.

No ano passado a declaração começou no dia 1º de março.

De acordo com o delegado chefe da Receita Federal em Londrina, David Oliveira, apesar disso, os programas de preenchimento já estão disponíveis para serem baixados pela internet desde essa segunda-feira.

São esperadas em todo o País 4% a mais no número de declarações entregues do que no ano passado. O que representa mais de 30,5 milhões de declarações. Em Londrina e região são esperadas mais de 274 mil declarações - que engloba 63 municípios, sendo que só na cidade de Londrina 130 mil são esperadas.

No Paraná, são mais de 1,5 milhão contribuintes que precisam declarar.

Devem declarar todos que tiveram rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2018.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo, correspondente a 20% do imposto devido.

Ainda de acordo com David Oliveira, duas mudanças são destacadas, em relação ao ano passado: obrigatoriedade do CPF para todos os dependentes em todo o país, independente da idade; e, limitação para utilização do envio por meio dos programas para dispositivo móvel da Receita Federal.

O último dia para entrega do documento é 30 de abril.

Comentários