SEGUNDA, 22/01/2018, 18:44

Temporada de chuva deixa estradas rurais de Londrina em situação precária

Produtores se queixam e dizem que obras deveriam ter sido feitas no inverno. Secretário de Agricultura garante melhorias já nos próximos meses.

Janeiro é tradicionalmente de muita chuva em Londrina. Mas esse ano, a média histórica foi batida antes mesmo da metade do mês. Do dia 1º até o dia 13 foram 260 mm. Quando a média é de 220mm. E com tanta água, a situação das estradas rurais de Londrina, que já era ruim, ficou ainda pior. E a dificuldade é quase que geral. Em vários distritos, a reclamação é a mesma entre os produtores rurais. Está cada vez mais difícil escoar a produção quando a temporada de chuva chega.

O produtor de café no Distrito de São Luiz, Brigílio Marcos, que foi vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural por quatro anos, conta que teve uma conversa com o vice-prefeito e secretário de Agricultura, João Mendonça, em setembro do ano passado e pediu melhorias para a região. Ele afirma que os produtores rurais, principalmente de Guaravera e São Luiz, já pensam em fazer um protesto para chamar a atenção das autoridades.

O produtor de café diz que o principal problema são os atoleiros, que impedem a passagem de caminhões carregados. Ele afirma que a solução é simples. Bastaria colocar cascalho, ou moledo, o que melhoraria e muito a condição de transporte da produção.

O Presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Narciso Picinati, diz que as estradas rurais de Londrina estão em péssimo estado e que o problema não ocorre somente na época da safra, também afeta quem produz ao longo do ano todo e também quem mora na região. Picinati avalia que as melhorias deveriam ter sido feitas no inverno, quando o volume de chuvas é bem menor.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura, João Mendonça, afirma que 2017 foi um ano complicado. De acordo com o secretário, com as poucas máquinas e caminhões, a Prefeitura teve dificuldade em recuperar as estradas rurais. Mas, garante que a situação vai ser diferente em 2018.

O secretário de Agricultura afirmou ainda que em março, Guaravera e São Luiz vão receber um mutirão para recuperar as estradas rurais.

Comentários