SEGUNDA, 03/11/2025, 11:25

Temporal causa queda de 6 árvores em Londrina e estragos na região

A cidade registrou quase 68 milímetros de chuva com ventos de até 40 Km/h

A chuva que caiu no final de semana em Londrina e nas cidades da região provocou estragos e assustou os moradores. De acordo com a Defesa Civil, Londrina registrou quase 68 milímetros de chuva e rajadas de vento de até 40 Km/h, o que provocou a queda de seis árvores, três na cidade e duas nos distritos de Guaravera e Lerroville, e pontos de alagamento.

Ainda de acordo com a defesa, uma árvore atingiu o muro de uma casa e outra o muro do Centro Municipal de Educação Infantil, Marli Marques, em Guaravera, mas as aulas estão acontecendo normalmente.

Uma das regiões mais afetadas da cidade foi a área rural da Estrada do Limoeiro, por causa da forte chuva, a água ficou empoçada. Foi preciso realizar a abertura de uma valeta para o escoamento.

O secretário de Obras, Otávio Gomes, acompanhou e auxiliou o Corpo de Bombeiros e informou que um trabalho emergencial será realizado no local.

A chuva assustou quem mora na região da Estrada do Limoeiro. Maria Piza ficou com medo da água da chuva invadir as chácaras.

Em pontos da cidade também houve chuva de granizo. Ainda de acordo com o secretário, a região do Heimtal, na zona norte, também registrou pontos de alagamentos.

O forte temporal também causou estragos em cidades da região. De acordo com o Simepar, os municípios que registraram mais chuvas foram Jacarezinho com 87 milímetros de chuva, Bandeirantes 76,2mm, Santo Antônio da Platina 74,6 mm e Cornélio Procópio, 140 mm, o que causou transtornos na cidade e os estragos são contabilizados.

O Simepar ainda repassou que as maiores rajadas de ventos foram em Cornélio Procópio que chegou a 95 Km/h e em Santo Antônio da Platina, com ventos de até 91 Km/h, provocando destelhamentos.

Em Alvorada do Sul, a chuva de granizo provocou destelhamentos de imóveis e interrupções no fornecimento de energia elétrica. 

Entre Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso, na PR-090, árvores caíram na pista.

Nas cidades de Alvorada do Sul, Prado Ferreira, e Porecatu houve mais de 115 postes quebrados e as equipes da Copel atuam na substituição dessas estruturas e na recomposição da rede. 

Rolândia também registrou estragos. Ao longo da PR-170, rodovia que dá acesso ao distrito de São Martinho, 17 postes caíram.

No distrito, nove árvores caíram e 14 casas foram destelhadas e 280 unidades consumidoras estão sem energia em Rolândia na manhã desta segunda-feira (3).

 O Simepar informou que o sol deve retornar na terça-feira (4), mas o alerta de novos temporais isolados segue mantido. A segunda deve ser de tempo instável em toda região.

Por Silvia Vilarinho

Comentários