SEGUNDA, 18/03/2024, 12:39

Temporal, com rajadas de vento de 56 km/h, derruba 12 árvores em Londrina

Ruas ficaram inundadas com lama tomando conta de vias da cidade. Condomínio na zona norte chegou a ficar interditado, por conta de estrutura comprometida.

Depois do calorão do fim de semana, o final da tarde de domingo (15) terminou com muita chuva.  Segundo o Simepar, choveu cerca de 22,4 milímetros em período de pouco mais de uma hora.  Em Londrina, as rajadas de vento atingiram o pico de 56 km/hora.

De acordo com o relatório da Defesa Civil fechado nesta segunda-feira (16), foram registradas 13 ocorrências, entre elas oito queda de árvores.  Cinco delas bloquearam vias na cidade com registros que se concentraram na zona norte de Londrina.

Cinco árvores caíram em cima de residências que tiveram muros e parte dos cômodos atingidos, mas ninguém ficou ferido.  Os serviços de limpeza urbana também trabalham para retirada de lama que tomaram ao menos seis ruas e avenidas da cidade.

No momento da chuva, os bueiros não deram conta do grande volume e ruas e avenidas ficaram inundadas. O supermercado localizado no maior shopping da Zona Norte precisou baixar as portas no momento do temporal.

Nesta segunda-feira (16), a Secretaria do Meio Ambiente trabalhou na retirada das árvores que bloqueiam vias.  Um condomínio de prédios, na zona norte, chegou a ser interditado logo após as chuvas, por conta de estrutura com inundação e rachaduras. O secretário municipal da Defesa Social, Pedro Ramos, informou que as famílias preferiram se abrir em casa de parentes e amigos.

Já o condomínio interditado logo após a chuva foi liberado para que os moradores voltassem aos apartamentos ainda no domingo, após vistoria prévia. A Construtora MR informou que o condomínio foi entregue há 7 anos, de acordo com as normas técnicas.  A empresa escreveu ainda que embora não tenha responsabilidade do ocorrido, irá entrar em contato com o síndico e dar todo suporte técnico ao condomínio.

A Copel informou, em nota, teve ocorrências pontuais para atendimento e está recebendo alguns chamados ainda pela manhã dessa segunda-feira, decorrentes da chuva, mas não houve registro de nenhum ponto com maior volume de domicílios desligados.

Por Guilherme Marconi

Comentários